sábado, 5 de dezembro de 2009

Orixás que Regerão o Ano 2010

Como de costume em algumas doutrinas, sabe-se que o Orixá a reger o ano, será aquele em que o dia da semana esta "consagrado". Em 2010, iniciaremos o ano, em uma sexta-feira, dia este com maiores irradiações da Grande Mãe Iemanjá.





Através do Tarô, fui consultar quem seriam seus "acompanhantes", e será Oxalá, com uma passagem muito forte a partir de setembro, com Xangô e Iansã (se segurem).

Ano regido pela Senhora da Geração e o o Senhor da Fé, que ano !

Iemanjá, Senhora da Vida, que zela por todos nós seus filhos, ela rege a 7º linha que é da Geração, temos nela o amparo a maternidade, a família, ao sustento, a fé entre tantas coisas.

Iemanjá já foi cultuada em diversas épocas, como a Grande Deusa, por apresentar tantos aspectos de Sua Divindade, que muitas vezes são desconhecidos por muitos.

Sabe-se que assim como Oxalá, que reúne todas as qualidades dos todos Orixás, em Iemanjá temos de todas nossas Mães Divinas, por isso são chamados de Rei e Rainha na Umbanda.

Lógico que cada Orixá tem sua atribuição na Criação, e o que ele faz, somente ele pode faze-lo, todos se completam, e formam a coroa de Olorun, o Divino Criador de Tudo e todos nós, sem exceção.

O fato de cultuar um Orixá, em hipótese alguma, o contrapomos com o Criador, mas sabemos que Eles são as manifestações do único Criador, e por meio deles poderemos chegar ao interior do nosso Pai. Pois cada um nos direcionará, em um sentido a ser evoluído, o Amado Mestre Jesus mesmo disse:.."ninguém vai ao Pai senão por mim." e sabemos que ele é um dos Tronos do Fé e do Amor, eis uma dica, uma chave importantíssima para podermos evoluir..

Iemanjá e Oxalá, são Orixás Universais, pólos positivos das linhas de Umbanda,e só o fato de pensarmos neles, já nos enchemos de esperanças de certezas de nossos objetivos serem realizados se formos merecedores.

Mas esses dois amados Orixás, também nos colocam a refletir, sobre nossos pensamentos, comportamentos, e atitudes, pois se são puro Amor, são também a pureza e a plenitude em todos os sentidos. Temos aí mais um ano, para nos elevar e aprimorar como pessoas, is ,filhos ,avós, religiosos, etc...

Aproveitemos então, ao iniciar este ano, além de pedirmos o amparo material, pensemos sobre essa oportunidade de crescimento e evolução, pois muitas vezes necessitamos romper com nossos sentimentos para crescer.

Se entreguem nos braços da Amorosa e Divina Mãe das Águas e do Sagrado Pai da Fé, mas façam isso como crianças que correm para receber o abraço e permitam ser acolhido por essas duas forças poderosas da Criação Divina.


Enfeitem suas casa e seus terreiro com muitas flores, de todos os tipos. Tomem banho com as ervas de Iemanjá, para que sua vibração se imante em seus espíritos.

Consagrem seus banhos na força de Mamãe Iemanjá, consagrem sua flores. Façam suas oferendas com amor e simplicidade, pode ter certeza que não é a quantidade que importa. Os Orixás se interessam por aquilo que trazemos em nós, de boa vontade, propósito, gratidão, capacidade de perdoar e muitos outros sentimentos dos quais somos aprendizes

Abaixo dicas para entrada do ano:
Mãe Yemanjá oferendas : Velas branca, azul claro e prata, champanhe branca, calda de ameixa, manjar, arroz doce, pêssego em calda, melão, uva itália, pêra, rosas brancas, palmas brancas. Pode oferendá-la à beira mar.


Ervas para banhos e defumações: Alfazema, Anis Estrelado, Rosa Branca, Camomila Flor, Man jericão, Erva de Sta Maria, Mentruz, Hibisco Flor, Manjerona, Mulungu Casca , Raiz, Noz Mos cada, Margarida, Sensitiva, Arroz..

As qualidades de Oxalá são, todas elas, mistérios da Fé, pois ele é o Trono Divino irradiador da Fé. Nada ou ninguém deixa de ser alcançado por suas irradiações estimuladoras da fé e da religiosidade. Seu alcance ultrapassa o culto dos Orixás, pois a religiosidade é comum a todos os seres pensantes. Jesus Cristo é um Trono da Fé de nível intermediário dentro da hierarquia de Oxalá. E o mesmo acontece com Buda e outras divindades manifestadoras da fé, pois muitos Tronos Intermediários já se humanizaram para falar aos homens como homens e , assim, melhor estimularem a fé em Deus. Todas as divindades irradiam a fé.


Mas os Tronos da hierarquia de Oxalá são mistérios da Fé e irradiam-na o tempo todo.


As atribuições de Oxalá são as de não deixar um só ser sem o amparo religioso dos mistérios da Fé. Mas nem sempre o ser absorve suas irradiações quando está com a mente voltada para o materialismo desenfreado dos espíritos encarnados. É uma pena que seja assim, porque os próprios seres se afastam da luminosa e cristalina irradiação do divino Oxalá... e entram nos gélidos domínios da divina Oiá, a Senhora do Tempo e dos eguns negativados nos aspectos da fé.


Oxalá é oferendado com velas brancas, frutas, côco verde, mel e flôres. Os locais para oferendá-lo são aqueles que mais puros se mostram, tais como: bosques, campinas, praias limpas, jardins floridos, etc.

Ervas: alcachofra, alcaçuz, alecrim, alfazema, aquiléia (mil folhas), bardana, boldos (todos), girassol, hortelã, incenso, levante, manjericão, manjerona, rosa branca, sálvia, tomilho, folha da costa , algodoeiro, angélica, anis estrelado, artemísia, cravo da índia, ipê roxo, jasmim, laranjeira, louro, noz de cola (obi), pichuri, saco-saco, sândalo, verbena, …


Desejo a todos um excelente final de ano e um feliz ano novo cheio de boas ações e realizações!


Simone - Terapeuta Holística

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir